walkbywalk

>LOOKING FOR ALIENS

leave a comment »

>
Quem viu o filme “O Contacto” (1997, baseado no best-seller de Carl Sagan) conhece certamente a sigla SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), um ramo da ciência que se dedica à procura de vida inteligente fora do planeta Terra. Uma das formas em que é feita esta procura é através de radiotelescópios localizados em vários pontos do globo que captam os sinais provenientes do espaço (de corpos celestes, como estrelas, ou de emissores de sinal como os satélites, estações de TV, etc). Inicialmente esta imensa quantidade de informação era processada por super-computadores localizados em cada radiotelescópio, tentando detectar algum sinal anormal.
Em 1995, o cientista David Gedye concebeu uma forma de utilizar os vulgares computadores de casa, ligados à Internet, no processamento do sinal. Em Maio de 1999 esta ideia passou à prática – denominada http://setiathome.berkeley.edu/ – em que qualquer pessoa podia descarregar e instalar o software como um simples screensaver. Eram distribuídos pequenos pacotes de sinais, de forma automática, e o computador de casa analisava e mostrava de forma gráfica a evolução do processo. No fim, a análise era enviada para um computador central que se encarregava de juntar toda a informação.
Hoje, esta forma de uso do poder de processamento dos computadores ligados on-line já é utilizada em outras áreas, ver em BOINC.

LO

Written by Walkers

March 4, 2008 at 5:31 pm

Posted in New Media

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: