walkbywalk

ONCE WE WERE COOL

leave a comment »

Para resumir a Walk Pick da sexta-feira passada (14.09.2012), peço este título emprestado a um número da revista Indaba. Nesta edição especial “Made in India”, Mohit Jayal e V Sunil, da Wieden+Kennedy Delhi, foram os editores convidados para escrever sob este tema, cujo resultado foi uma análise muito interessante e actual sobre como o revivalismo de antigas tradições e costumes é hoje uma realidade, na Índia.

Por uma série de razões, as gerações de hoje estão a encontrar inspiração nas melhores memórias e heranças das gerações anteriores. A música, a moda, a cultura visual, estilos de vida, o artesanato e até mesmo alguns valores e princípios estão a ser reavaliados, reinterpretados e aplicados a novos contextos e influências.
E na Índia, apesar de algumas mentalidades conservadoras e tradições ultrapassadas, é inspirador ver como algum passado está a ser revisitado pelas gentes do presente e como esta vontade de preservar o que outrora foi a imagem de marca deste país, está de novo a ganhar vida e vantagem, face às influências massificadas ocidentais. A cozinha tradicional e as bancas tão típicas de “street food” estão a pôr de lado as cadeias de fast food” ocidentais; os ícones musicais e do cinema estão a ser pesquisados e relembrados em sites de música criados com as linguagens de hoje; o artesanato está a ganhar uma nova vida e a ser um melhor sustento para as famílias que sempre dele viveram, porque novos designers têxteis e de moda estão a criar novos produtos utilizando as suas técnicas milenares e únicas; entre tantos outros exemplos…
Esta parece ser a tendência um pouco por todo o mundo, embora nalguns locais estas reinterpretações e preservações sejam mais intensas e bem sucedidas do que noutros. E a Índia, apesar dos não tão bons exemplos que chegam até este lado do mundo, é um caso de sucesso, a meu ver.

Este não é um país consensual e muito menos óbvio ou superficial. Para o conhecer a sério, há que ser corajoso, deixar de lado os preconceitos e abrir a mente a um mundo novo e completamente diferente daquele que vivemos por cá. Não é pior, nem melhor. É diferente. E com o qual se podem aprender muitas coisas úteis, interessantes e reveladoras. É só estarmos dispostos a isso.

INDIA TUBE  /// WEARABOUT /// DABBAWALLAS /// MOTHERLAND MAGAZINE /// NONASTIES /// MATSYACRAFTS /// PARDON MY HINDI  /// WALLPAPER – REBORN IN INDIA  /// WILD CITY

MJ

Written by Walkers

September 17, 2012 at 11:56 am

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: